23 outubro 2012

Outubro Rosa em Combate ao Câncer de Mama


Outubro, pois bem aqui estamos e este é o mês para chamar a atenção para a doença que mata milhares e milhares anualmente em todo o mundo o Câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visabilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de da atenção adequada a doença. O movimento foi criado nos Estados Unidos em 1997 e chegou no Brasil em 2002.

A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano! - Manifesto ao Dia Rosa.




O câncer de mama como o próprio nome diz afeta as mamas que são glândulas formada por lobús que se dividem em estruturas menores chamadas de lóbulos e ductos mamários. É a segunda maior causa fatal de câncer em mulheres este também ocorre em homens, embora neste caso seja de 1%.

Fatores de risco: Não tem causa única mas alguns fatores merecem atenção: aumento da idade, menarca precoce, menopausa tardia, idade, ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos, histórico familiar, excesso de peso e ingestão regular de alcóol. Mas independente ou não de ter algum fator de risco todas as mulheres devem ter em mente a importância da prevenção da mamografia anual (Dia Rosa) isso porque a mamografia e o único exame que detecta tumores < 1 cm. Toda mulher tem direito ao seu Dia Rosa o dia da sua mamografia.

Sintomas:  O cacro não causa dor física apenas em estágio avançado. Os sintomas são: 
aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço, mudança no tamanho ou no formato da mama; alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola; secreção contínua por um dos ductos; retração da pele da mama ou do mamilo; inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

Prevenção:  A melhor forma de prevenção esta no autoexame de mama. 


"Há os seios normais ( . )( . ) , os com silicone ( + )( + ) , os perfeitos (o)(o) . Alguns estão com frio (^)(^) , outros são da vovó \./\./ . E não se esqueça dos grandões (o Y o) , dos bem pequenos (.)(.) , nem dos assimétricos (•)(.) ... Nós amamos todos eles, portanto diga não (◉_◉) ao câncer de mama: faça a sua parte: prevenção!"



Este artigo contou com a ajuda de bloginvoga, mulher consciente e wikipédia.
 

13 comentários:

Thaynara Paiva disse...

Muito bom esse post, é sempre bom falar sobre câncer de mama, todo mundo tem que se prevenir. Estou louca pra "doar meu rabinho", aquele projeto de doar cabelo pras vitimas de câncer de mama sabe? achei bem legal esse projeto, e é uma chance de ajudar alguém.

xoxo
http://www.chovendoalgodaodoce.com

Andreza Cristina O blog disse...

Ótima campanha!
Beijos;
http://segredosaliados.blogspot.com.br

BLOGZOOM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BLOGZOOM disse...

Vanessa, embora eu não tenha histórico familiar, assusta sempre, é uma doença invisível. Simplesmente aparece. Quem pensa ter sido curado, dificilmente escapa, anos depois, do surgimento de um outro tipo de cancer - foi o que aconteceu com a maioria que conheci.

Bjs

Kellen Oliveira disse...

falar sobre esse assunto é mt importante, ah proposito, adorei aqui e esto seguindo (:
se tiver interesse e tempo leia meus posts, obg

http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/2012/10/fecho-os-olhos-te-trago-pro-meu-mundo.html

http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/2012/10/sao-coisas-que-somente-o-tempo-ira-curar.html

Amanda Souza disse...

Muito importante isso, Vanessa! Li no jornal que as mulheres estão se prevenindo mais contra o câncer de mama e isso é tão bom. As mortes caíram bastante.
Mas é sempre importante falar de saúde, muita gente não tem acesso ou não procura saber sobre esse tipo de informação. Eu sempre faço o autoexame, pra saber se tem algo de diferente.
Beijinhos

hiperbolismos.blogspot.com

Unknown disse...

ameiii teu blog e já tô te seguindo se quiser visitar meu cantinho é esse http://daielepatricia.blogspot.com.br/

Vanessa Alves disse...

Nunca escutei falar sobre "doar o rabinho" tentei pesquisar e não encontrei nada, :/

beijos :*

Vanessa Alves disse...

Ótima mesmo!

Vanessa Alves disse...

É verdade,
e tão trsite esta doença.
O importante e se cuiiidar seeeempre!

beijos fada.

Vanessa Alves disse...

E verdade, obrigada.
Lidos, comentados e acompanhando.

beijos :*

Vanessa Alves disse...

Que bom mesmo.
Fazer sempre o auto-exame é super importante.
Parabéens por se cuidar Amanda.

beijos :*

Vanessa Alves disse...

Obrigada *d*
Visitado e seguindo.