08 outubro 2012

Lados Opostos

Para o bem o para o mal o importante foi que a politica acabou e você ficou satisfeito com o resultado dessas eleições? Mas dorme hoje com a conciência leve de ter feito o seu papel? 


Você sabia?

  • As eleições surgiram no mundo no século XVII e que no Brasil o voto surgiu assim como o direito, imposto pelos colonizadores lusitanos que tinham a tradição e elegerem seus administradores mas só ficou realmente valido após a  independência do Brasil com o imperador D. Pedro I que mandou fazer a primeira legislação eleitoral brasileira, mas apenas os ricos e donos de terra podiam votar.  
  • O voto direto para presidente e vice-presidente só veio aparecer pela primeira vez na Constituição Republicana de 1891.
  • O voto obrigatório foi instituído com o Código Eleitoral de 1932 e mantido até hoje: "A atual Constituição brasileira manteve a tradição do voto obrigatório iniciada com o Código Eleitoral de 1932."
  • Como no Brasil o voto é obrigatório caso você não vote no decorrer de três anos pode ter seu CPF cancelado.
  • Que a palavra democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos e que a palavra ditadura é a designação dos regimes não-democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita. E que no Brasil a ditadura se deu com o regime militar onde os militares governavam o país, logo foi um tempo de muita repressão e sofrimento. A novela  " Amor e Revolução" conseguiu retratar muito bem esta época.
  • Vivemos em um país democrático logo seu voto e algo que interessa apenas a você e que ele e mais valioso do que se pensa. 
Pois então, e você agora na próxima eleição pode ir com a conciência tranquila de ser um bom cidadão. 

Só para deixar guardado meu voto na minha cidade foi para o 40 e para vereadora votei no 40.123, o 40 estava sendo representado por Renato Lorencini ao lado de Edival Petri o qual conseguiu ser eleito pelo povo duas vezes um ótimo prefeito que deu o seu melhor pela cidade, mas infelizmente Anchieta voltou ao passado sendo eleito o prefeito Marquinhos Assad, a festa do 14 foi grande, porém se eles realmente ganharam ou perderam só o tempo poderá dizer. 


8 comentários:

Ana Paula Fuentes disse...

Graças que esse tempo de eleição acabou já não aguentava mais, mas ainda essa semana ta uma bagunça na minha cidade.
O meu voto esse ano foi em branco nenhum candidato da minha cidade tinham propostas boas, mesmo se tivesse eles iam estar mentindo são tudo um bando de ladrão mesmo rs.

Desculpe meu desabafo,viu? É que politica me estressa kk

Book Teen disse...

Bem legal o post informativo. E ainda bem que acabou esse tempo, de propaganda, aquelas músicas bem chatas.

Book Teen

Juliane Bastos disse...

Não gosto de política, das confusões, das falsidades e tudo mais que ocorre nessa época. Graças que acabou, fiz minha parte por obrigação somente.

Maressa de Sousa disse...

Muito legal seu post. Eu adoro postar lá no blog sobre política. Meu curso tbm ajuda muito nessa coisa de se envolver com política,mas agora criei um blog paralelo só pra desenvolver o tema.

Bom ando meio sumida aqui mas é porque estou estudando demais ¬¬
Tenha uma ótima semana!

Vanessa Alves disse...

Politica estressa a muitos.
Mas acho que um voto em branco é desperdicio.
Tomara que as próximas eleições sejam melhores.

beijos ;*

Vanessa Alves disse...

Obrigada *d*
Ngm gosta de politica, né?!

Vanessa Alves disse...

A politica não deveria ser assim.
Por que liás que País é este?

beijos :*

Vanessa Alves disse...

Quaal é o nome do seu blog sobre politica Maressa?
Tudobem, mas volta sempre, tá? Adoro suas visitas.

Para você tbm.
beijos :*