26 outubro 2012

Debate sobre " Gabriela Cravo e Canela"


Gabriela Cravo e Canela é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado publicado em 1958. a tal obra foi produzida pela extinta TV Tupi em 1960, reinou na Rede Globo em 1975 e retornou as telinhas neste ano com adaptações de Walcy Carrasco e no papel principal Juliana Paes.

Livro: 

 

"A obra é um retorno ao chamado ciclo do cacau, ao citar o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.
Na década de 20 na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida noturna litorânea, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se uma explosão de folia e luz, cor, som, sexo e riso." (Wikipédia)




Novela em 2012: 

Gabriela sempre foi uma novela de grande sucesso em suas versões, nesta coube a Juliana Paes o grandioso papel e acredito que ela está de parabéns pois soube emplacar com doçura, leveza, sensualidade com ingenuidade que a Gabriela pertence. Eu vibrei com o casal carismático Nacib (Humberto Martins) e Gabriela.
As histórias contadas, as intrigas entre o Coronel Ramiro Bastos e Mundinho Falcão com sua paixão por Gerusa (Luiza Valdetaro) a então neta de seu rival, a vida dos Coronéis, das suas mocinhas e do Bataclã, os bordões "Vou lhe usar" tudo, tudo emplacou. 

                                                                                                              Super Recomendo!

Não viu a novela? Leia o livro.

6 comentários:

Maressa de Sousa disse...

É uma história lindíssima.
Da novela eu vi muito pouco porque passa bem tarde e eu estudo pela manha mas realmente a Juliana fez jus à personagem de Jorge Amado.
Os poucos capitulos que acompanhei me deixaram impressionada com toda a produçao.


Marcos Mariano disse...

Oi, sinceramente não assisti a novela, mas vi o filme com Sonia Braga no papel de Gabriela, excelente por sinal, o que mais me encanta em Gabriela é toda essa viagem cultural que ela nos proporciona.

Estou seguindo aqui, muito agradável seu blog.

Abraços

Ellen Alves disse...

Sinceramente o livro é bem melhor em minha opnião.E a novela distorçe demais...
legal o debate flor!
www.cemlivrospordia.blogspot.com

Vanessa Alves disse...

Nossa, eu assitia sempre e adorava, agora estou com saudades.
Reprissa Globo.

beijos ;*

Vanessa Alves disse...

Já o filme eu nunca assisti,
mas tenho vontade.

Obrigada pelo carinho.
beijos ;*

Vanessa Alves disse...

O livro eu peguei para ler mas nem comecei.
Que bom que gostou *d*

beijos :*